Image Map

05 janeiro 2010

Um certo capitão Rodrigo


Esse livro eu li há bastante tempo, quando tentei meu primeiro vestibular para a UFMG. Acho que o único livro que li inteiro para um vestibular, até porque a história me chamou muita a atenção.
O livro de Érico Veríssimo faz parte da trilogia da obra O Tempo e o Vento, e a narrativa tem início em outubro de 1828 quando o capitão Rodrigo chega na cidade de Santa Fé, no Rio Grande do Sul. A obra gira em torno do casal Rodrigo e Bibiana e expõe a composição história e o quadro político-social com o início da Revolução Farroupilha, cujas batalhas percorreram por 10 anos os pampas do sul, em confrontos que colocaram de lados opostos republicanos e governistas.Com a leitura da obra percebemos a revolta de um povo com o Governo pois, sofriam abuso nas cobranças de impostos.
O capitão Rodrigo Cambará é um homem de destino incerto e que adora a sua liberdade. No entanto, ao chegar na cidade de Santa Fé o capitão de apaixona por Bibiana Terra, e tem o como seu maior rival o filho do coronel da cidade, Bento Amaral.

Um comentário

© Plantão Online Todos os direitos reservados.
Criado por: Paola Patricio.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo