Image Map

16 junho 2011

A encantadora vida do Circo Royter



Eu pensei em escrever uma matéria jornalística sobre a vida no circo. Porém, em uma matéria um jornalista se priva de dar opiniões e de expor suas emoções. Sendo assim, vou escrever um texto, colocando minhas emoções, sobre esse mundo mágico que é o circo.

Quando se é adulto deixamos se acreditar na magia das coisas e muitas vezes deixamos de sonhar. No entanto, existem pessoas que vivem em um mundo onde a principal coisa a se fazer é levar mágica aos outros, fazer com que as pessoas sonhem, mesmo que seja por alguns momentos. Esse mundo é o circo!

Há mais ou menos uma semana fui ao Circo Royter, que atualmente faz suas apresentações no bairro Betânia em Belo Horizonte. Quando entrei no circo me senti igual a uma criança, pois, me encantei com tudo, desde a simplicidade do local até o espetáculo! Uma alegria tão pura que envolve o lugar que é difícil não se contagiar!

O espetáculo dura em torno de uma hora e meia, e durante toda a apresentação há uma história narrada, que trás mais vida ao show! Palhaços, malabaristas, motociclistas e muita alegria são o que compõe o show do Circo Royter. Tudo muito singelo, muito encantador! E a apresentadora do show troca de roupa a todo o momento, o que surpreende a todos com a sua rapidez!



Foi a partir desse show que tive vontade de saber mais sobre a vida dessas pessoas que levam tanta alegria aos outros. E na última sexta-feira, 10/06, tive uma conversa super agradável e emocionante com a Sra. Dalva Mafi e seu filho Royter Júnior.

Dona Dalva casou-se com Royter Neves Mafi, ambos circenses e que são apaixonados pelo mundo do circo. Dessa união nasceram seus filhos Giselle (quem apresenta o espetáculo), Royter Júnior, Styvens e Tiago. Eles criaram seus filhos com os valores de uma verdadeira família: respeito, união, alegria e muito amor. E esses valores são passados de geração para geração.



Perguntei a Dona Dalva sobre as dificuldades que eles já passaram, e ela me disse que todos nós passamos por elas e que no circo não é diferente. Disse também de que nada adianta acordar triste ou levar tristezas para o quarto, pois, a vida é feita de obstáculos e temos que enfrentá-los. Nessa hora eu me emocionei bastante, porque tantas vezes reclamamos por tão pouco e eles enfrentam tudo com alegria. Vivem todos os momentos. E me ouso a dizer que enfrentam melhor a situação do que muitos de nós!

A união deles é algo maravilhoso de se ver. Todos contribuem para a harmonia do local e para que as apresentações sejam sempre únicas para os espectadores! Hoje em dia é difícil ver uma família tão unida e feliz como pude presenciar com eles.

Sempre tive curiosidade em saber como as crianças fazem para estudar e com essa conversa com Dona Dalva pôde esclarecer as minhas dúvidas. Ela me explicou sobre a lei federal para as crianças do circo que garante a educação para elas. Sempre que se mudam, de cidade ou estado, as crianças são transferidas para as escolas locais. Perdem somente um dia de aula, que é o dia da viajem. Seus filhos são formados e seus netos estudam ainda. Ela ainda me disse que eles são muito preocupados com a educação de suas crianças e que eles cobram resultados. E eu fiquei maravilhada quando Dona Dalva me disse que um de seus netos adora ler!

Conversei também com seu filho, Royter Júnior, e fiquei admirada com a sua simpatia, calma e hospitalidade! Sua alegria e emoção ao falar sobre o circo estavam estampadas nos olhos, e mais uma vez me emocionei! Suas palavras me fizeram perceber que não é necessário ter riqueza aos montes para ser feliz, sendo que a felicidade está nos momentos vividos e gostar do que se faz.

Júnior, juntamente com os irmãos, cuida para que o espetáculo do Circo Royter saia sem erros e seja sempre perfeito! E digo que fazem muito bem, pois seu trabalho é maravilhoso! Ele me mostrou os bastidores do circo, e pude ver é tudo muito simples. No entanto, isso não desmerece o show em nada, muito pelo contrário, é na simplicidade que está a grandeza do espetáculo dos Irmãos Mafi.

Dona Dalva me chamou carinhosamente de chorona, pois me emocionei diversas vezes. Mas, é difícil não se emocionar depois de conhecer pessoas tão maravilhosas como Dona Dalva e Júnior. Pessoas de bom coração e que fazem de tudo para levar essa alegria para as pessoas. Que se sentem felizes ao ver os outros saírem de seus espetáculos sorrindo e acreditando na magia no circo! Me emocionei também com o mundo que eles prezam e conservam. Um mundo com respeito, família, amor e felicidade! E mesmo no mundo louco no qual vivemos eles conseguem preservá-lo!

O Circo Royter viaja por todo país espalhando a felicidade por onde passa! Fazendo com que crianças e adultos sonhem, mesmo que por um curto espaço de tempo. E se o Circo Royter passar por sua cidade, aconselho a terem um dia ou até mesmo mais para vê-los, garanto que vale cada minuto de show!



Agradeço a Dona Dalva e ao Júnior por abrirem as portas de seu mundo para mim, por me darem o prazer de conhecê-los e por encantarem com seu espetáculo!

Conheçam mais sobre o Circo Royter:

30 comentários

  1. Eu adorei a sua matéria! Nem seo quando eu fui ao Circo pela última vez... eu devia ser criança. Quem sabe.eu levo minha filha neste circo?
    Parabéns, Paola!

    ResponderExcluir
  2. Paolaaaa!!! Esse circo veio aqui em Luz esse ano e eu fui... *---* Realmente o espetáculo é único, compensa demais ir!!!
    Algumas das crianças estudaram na minha escola, mas não eram da minha sala...
    Eu simplesmente adorei a sua matéria, passou toda a emoção que é ir nesse espetáculo!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Paola!!!

    Adorooo Circo, mas infelizmente é dificil ter a oportunidade de ir.
    Quem sabe um dia eu não tenha a oportunidade de conferir esse.

    Adorei o post.

    Beijinhos...
    www.viajenaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. parabens pela materia . tdo q vc escreveu transmitiu o quanto o circo Royter he Especial
    eu tbm ameeii o circo Royter
    he tdo tao lindoo *-* e divertido

    e eles estao aki no bairro Betania
    *-*

    ResponderExcluir
  5. Vou chorar... MEU SONHOOOOO é ir em um circooo... eu nunca fui em um... Muito liindooo... AMEI o texto paolaaaa.... Me passou extamente o que você viu lah...

    beijooos Nat'
    @Natquintao

    bagunça de Garota

    ResponderExcluir
  6. Olá Paola!

    Adorei a seu texto sobre o circo! Realmente seria difícil falar sobre isso sem expressar a emoção..
    Acho difícil esse circo vim para cá, mas se vier eu irei com certeza! =)

    Beijos
    Thalía
    livroMania

    ResponderExcluir
  7. Ai que saudades de ir à um circo! Adorei essa postagem, me levou ao meu tempo de criança! Meus filhos nunca foram à um circo, aqui onde moro não tem, fazer o que! Lindo texto Paola, adorei a história deles! Parabéns, bjinhos!

    ResponderExcluir
  8. Paola já se sentindo em Água para Elefantes.... rs.
    Lindo texto, fofa! Eu também adoro circo e acho que esse ambiente tem uma magia inexplicável, parece que o tempo para enquanto estamos dentro daquela lona que nos transporta a universo paralelo... e eu acho que estou viajando agora... rsrs.
    Parabéns por esse post tão inspirado!

    ResponderExcluir
  9. Quanto tempo não vou à um circo! Acho q tem uns dois anos q fui! Muito legal, acho mt legal como eles vivem e adorei saber q eles prezam a educação das crianças!!

    Beijos @nathaliaduarte
    www.mentalmorfose.com

    ResponderExcluir
  10. Muito bom!
    Não costumo ir ao circo, pq não gosto de circo que usem animais. Curto mais o estilo do Cirque du Soleil e não sei, mas pelo que vc escreveu, parece que o Royter trabalha numa linha parecida, não é?

    Achei bem legal o fato de serem uma família, de estarem nessa juntos e mesmo assim sempre se importando com a vida "fora" da lona, o futuro das crianças e td mais...

    Foi impossível não ligar o texto ao Água para Elefantes, flor... rs Pq esse livro me marcou muito e me emocionou *-*

    Parabéns pelo trabalho!

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei demais de ler seu texto, Paolita.

    Faz muito tempo que não vou a um e quando eu ia, mesmo sendo suuuper simples, eu adorava! Achava tudo mágico.

    Mto bom saber que eles prezam pelos estudos e pela harmonia entre a família.

    Adorei!
    Bjo!

    It Cultura

    ResponderExcluir
  12. Saudade dos meus amados do Circo Royter... espero todos os meses por vocês aqui na minha cidade.I.ALBINA.

    ResponderExcluir
  13. ESTOU EMOCIONADA, AMO CIRCO DE PAIXÃO!!!...
    O CIRCO ROYTER ACABA DE CHEGAR AQUI EM BH/BAIRRO IPIRANGA.
    HOJE É A ESTREIA!
    CLARO QUE ESTAREI LÁ!!!...

    ResponderExcluir
  14. Alguem pode me infomar onde está o circo e quais são os horários?! Estou aqui em bh até domingo e queria levar minha filha, mas já pesquisei na internet e n conseui achar nda?!!!!! Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  15. Alguem pode me infomar onde está o circo e quais são os horários?! Estou aqui em bh até domingo e queria levar minha filha, mas já pesquisei na internet e n conseui achar nda?!!!!! Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  16. esta na avenida bernardo vasconcelos, no bairro ipiranga, proximo ao minas shopping.

    ResponderExcluir
  17. Eu tb gostaria de saber os horários... Não acho nenhuma informação na internet sobre isso!!!

    ResponderExcluir
  18. poxa quando eu era novinha eu e o Styvens filho do dono vivemos uma linda historia de amor ! amor de adolecente fugia e tudo pra ver ele ! mais teve que ir embora e perdi contato sou doida pra ver ele de novo entre em contato sesouber alguma coisa ! danny_douglas2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Acabei de assistir a uma matinê com meus filhos onde moramos - Iúna (ES) - e todos ficamos encantados. Vale a pena prestigiar o espetáculo. Tive, ainda, o privilégio de ter sido professora de inglês do Bryan Royter, nos três dias em que esteve matriculado na escola estadual em que leciono aqui. Sua fluência no inglês me impressionou. Parabéns pelo texto encantador.

    ResponderExcluir
  20. O CIRCO CHEGOU NA MINHA CIDADE HOJE EM VENDA NOVA DO IMIGRATE VEHA TODOS PRA CA ESTREA AMANHA DIA 5 DE ABRIL

    ResponderExcluir
  21. O espetáculo, realmente é único.
    Ele estave por 2 semanas aqui na minha cidade, Venda Nova do Imigrante - ES. Confesso que fiqeui triste por sua curta temporada. Espero que volte mais vezes e rápido.
    Alejandro, seu lindo! kk'
    Parabéns pela Matéria.

    ResponderExcluir
  22. Adoreiii a matéria!!!!! esse circo ta aqui em minha cidade!!!! Afonso Cláudio ES. Vou nele h!!!!! dizem q é muito bom!!!!!

    ResponderExcluir
  23. o circo esta na minha cidade,vitoria es.
    qual o numero de tefone para informaçoes dos horarios de apresentaçao?

    ResponderExcluir
  24. o circo esta na minha cidade,vitoria es.
    qual o numero de tefone para informaçoes dos horarios de apresentaçao?

    ResponderExcluir
  25. eu amei esse circo e as pessoas tbm
    cade a foto dos globista?
    eu quero ele akki em vitória da conquista de novo

    ResponderExcluir
  26. é otimo o melhor circoooooooooooo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Olá Amigos Boa Noite

    Sou amante e admirador do Circo. O Circo Royter é deveras encantador e fascinante. Sou amigo dos irmãos Mafi e estive com eles em junho de 2011 no Betânia em BH. Depois disso tive pouco contato com eles e nao sei exatamente onde estão agora. Não consigo contato por telefone. Se alguém souber onde eles estão agora por favor queiram informar-me . Agradeço

    ResponderExcluir
  28. Circo Royter vem para Ribeirão Preto por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Circo familiar! como não apaixonar!
    Amo de❤️

    ResponderExcluir

© Plantão Online Todos os direitos reservados.
Criado por: Paola Patricio.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo