Image Map

22 fevereiro 2012

Resenha de Apátrida

Olá Pessoal!!!

Hoje trago mais uma resenha do Book Tour do Selo Brasileiro, Apátrida, de Ana Paula Bergamasco.

Irena, a personagem principal, nasceu na Polônia em uma família de camponeses. Seu nascimento foi um tempo depois da Primeira Guerra Mundial. Ela tinha uma família com baixos recursos, mas que vivia bem com todos a sua volta e tinham uma união invejável! Porém, desde de muito nova, Irena já enfrentava a triste dor de perder as pessoas que ama, pois perdeu duas irmãs.

Ainda com pouca idade, a menina vius-se apaixonada pelo seu amigo Jacob, judeu de família rica e que, mesmo correspondendo ao seu sentimento, resolve casar-se com outra judia, para satisfazer os desejos de seus pais e da sociedade. Com a notícia do casamento, Irena vê seu mundo desmoronar. Porém, mesmo doente de amor, a menina decide dar rumo a sua vida e tentar esquecer esse amor.

Assim, ela dá uma nova oportunidade ao amor, e ao conhecer Rurik encanta-se pelo modo como o rapaz a trata e a faz sentir-se especial. Vivendo feliz dessa forma decide casar-se com Rurik e o casal muda-se para Bielorrússia. Irena aprende a amar Rurik e apesar da falta que sente da sua família vive feliz com o esposo em outro país. 

Dessa felicidade nasce Jan, um lindo menino que trás mais alegria ao lar. Um tempo depois, Irena fica grávida novamente, porém, Bogdana morre três dias após o seu nascimento. O sofrimento tem início a partir daí... Após a morte a pequena Bogdana, seu irmão Andrzej se casa com Yeva, uma oficial russa disfarçada. A oficial assume que envenenou a mãe de Rurik, e entrega ele (Rurik) e Andrzej como traidores do país, sendo ambos condenados a forca.

Em meio a fatos tão triste, Irena vê-se obrigada a retornar a Polônia junto com seu filho Jan. Porém, ao chegar em sua cidade natal depara-se com mais perdas: pais, irmãos e a sua própria liberdade. No meio da guerra passa por momentos que jamais imaginou, vê cenas que nunca pensou que veria e derrama lágrimas, várias lágrimas. 

O livro é simplesmente emocionante! Já começa emocionando a todos. A história é intensa, pois é narrado em primeira pessoa. As lembranças de Irena são contadas em ricos detalhes e a emoção do momento é passado em cada página. Um livro rico, com personagens marcantes e uma escrita leve. Recomendadíssimo a todos! Parabéns a autora por escrever um livro tão intenso!

Para quem se interessou e quer ter o livro, ele custa R$ 39,90:

Adicionem o livro no Skoob:

7 comentários

  1. Parabéns pela resenha Paola! Já li Apátrida e amei! Chorei litros com esse livro! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Tb já li Apátrida e adorei! Riquissimo em detalhes e muito emocionante. Parabéns pela resenha!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Deve ser emocionante. Adorei!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Conheci a Ana e o Marcos por causa do livro João & Maria, que eu to simplesmente LOUCA pra ler!
    E já ouvi falar dos livros individuais deles também, inclusive tenho marcadores de Apátrida, hihi.
    Só que ainda não tinha lido nem a sinopse e nem nenhuma resenha desse livro, achava que era mais sem graça :/ rsrs. Mas agora que sei da história fiquei curiosa, e com muita vontade de ler! Adorei a resenha Pah *-*

    Beijos,
    @flafsbp
    { http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

    ResponderExcluir
  5. Um dos melhores livros que já li, sem a menor dúvida! Apátrida é inesquecível ;)

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha, Paola.
    O livro parece ser muito bom.
    Fiquei super curiosa pra ler.

    Beijos
    =D

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, Paola! Parabéns!
    Eu só leio coisas ótimas sobre esse livro, e a cada vez vai me deixando mais curiosa! Quando eu tiver a oportunidade, com certeza vou lê-lo!

    Beijos
    Marcielle

    ResponderExcluir

© Plantão Online Todos os direitos reservados.
Criado por: Paola Patricio.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo