Image Map

03 julho 2011

Resenha de Água para Elefantes

Olá Pessoal!

Terminei hoje pela manhã de ler o livro Água para Elefantes, de Sara Gruen e da Editora Arqueiro, e confesso: estou sem palavras! Um livro totalmente apaixonante e emocionante! 

O livro é narrado por Jacob, um senhor que está em uma casa de repouso mas, que se lembra perfeitamente da sua vida no circo. A chegada de um circo nas redondezas da casa de repousos causa um alvoroço entre os idosos, porém, o que todos nem suspeitam é que essa chegada deixa Jacob emocionado. 

Jacob estudava veterinária na Universidade de Cornell até o momento em que sua vida sofre uma reviravolta e ele não consegue terminar as provas finais. Sendo assim ele sai sem destino. Até que no meio do caminho avista um trem, e sem pensar muito salta dentro dele. Pela manhã descobre que está em um trem de circo e a partir dai a sua vida muda completamente.

Em meio a flash, Jabob nos narra essa vida emocionante que teve no circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Sua paixão pelos animais, principalmente por Rosie, uma elefante linda e que te cativa do princípio ao fim! Nos mostra também o quanto August e Tio Al são cruéis e tiranos, querendo fazer com maldade que o circo se tornasse um sucesso. E ainda, nos fala de uma forma linda e com muito amor de Marlena, a responsável por saber o que é amar.

Água para Elefantes é um livro para se tirar grandes lições. De como se deve tratar os animais, que eles tem sim sentimento e entendem tudo o que falamos. E que com um pouco de amor e sabedoria é possível conseguirmos fazer com que eles façam qualquer coisa. Mostra também como é não se deve tratar as pessoas, sejam elas funcionários, artistas ou quem amamos. Nada melhor do que um tratamento digno e respeitável para todos. E outro ponto que me tocou muito foi a solidão de Jacob no final de sua vida. De como muitos velhinhos são tratados assim hoje em dia... Deixados de lado, tratados como inválidos e muitas vezes são até mesmo esquecidos...

Também fiz uma comparação do livro com os circos que já fui. E o livro mostra simplesmente tudo o que um circo não deve ser. Circo é lugar de sonhos e alegria, não de exploração e maus tratos. Há pouco tempo fiz um artigo sobre o circo (vejam aqui), e ao terminar de ler Água para Elefantes, senti muita emoção em ver o quanto eles são diferentes do circo do Tio Al.

Quem puder ler Água para Elefantes leia, realmente vale cada página! E as lições tiradas desse livro são únicas, além, é claro, de ser emocionante!

Para quem quiser comprar, o livro custa R$ 19,90:

Adicionem o livro no skoob:

14 comentários

  1. Eu ainda não li o livro, mas acho que todas as resenhas que li a respeito foram positivas. Acho legal o cenário da estória, tratar do assunto de violência contra animais de circo e tudo mais. A capa do livro (capa de filme) também é linda, eu ainda não assisti ao filme =T
    Mas ouvi falarem que a elefanta que protagonizou a fita havia sido maltradada antes. (Não durante as filmagens, mas antes)
    E que bom que o valor do livro baixou mais, tá mais acessivel.
    =)

    Não gosto de circos com animais, procuro valorizar a arte.
    Adorei a resenha.
    Beijoks
    Dani Marreiros

    ResponderExcluir
  2. Olá, Paola!!
    Eu já li este livro e acho a leitura imperdível!!
    Adorei a narrativa e o fato de a história retratar a rotina num circo.
    Adorei a sua resenha!!
    Bjos.


    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para ler esse livro, mas meu dimdim acabou... =S
    Adorei essa resenha, como sempre, passou muita emoção! A história parece ser linda, e eu vou ver se alugo o filme tb... rsrsrs
    Parabéns Paola, vc escreve muito bem!

    ResponderExcluir
  4. Ameeeei a resenha. Muito bem escrita.
    Estou desejando muito ler o livro, parece ser lindo e muito emocionante *-*
    Eu adoro livros assim, hehe.

    beijos
    Cynthia

    ResponderExcluir
  5. Ficou mito legal a resenha muito bem escrita e deixando a gente com vontade de ler o livro alias eu já quero muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. Eu me apaixonei pelo livro, vc deve ter visto pela minha resenha. Sem dúvida é para se tirar grandes lições, de amizade, superação e compaixão.

    Me pergunto como os filhos podem tratar um pai idoso daquela forma, mas sei que isso é o que mais acontece na vida real. Uma tristeza...

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é maravilhoso, uma história tocante que com certeza vale cada página lida! Como voce mesma disse,é uma lição de vida! Adorei a resenha cheia de emoção, bjo!

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho este livro, o da capa antiga, e é sem dúvida um dos meus livros favoritos, não perde o posto dele nunca. Ainda não vi o filme, mas quero muitooo

    ResponderExcluir
  9. Aiii eu n li o livro ainda, mas cometi a asneira de ver o filme e me decepcionei horrores. AChei q tinha mais participaçoes da Rose e achei muiito cansativo..cenas longas e sem sentido.
    Sem falar na atuaçao do Rob que adoro ..mas achei muito fraca..enfim..caiu meu conceito sobre o livro infelizmente.

    ResponderExcluir
  10. Tão bom ler uma resenha ótima como essa e pensar "já tenho o meu exemplar!"; ahah só não é mto bom porque não pude ler ainda. =s

    Bjooo

    May
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  11. Eu quero ler o livro antes de assistir o filme, para não me decepcionar por completo, pois alguns filmes sempre estragam o livro. Algumas pessoas não gostaram, ou outras adoraram o livro. Eu achei, pelas resenhas que li, que a história pode ser interessante. Confesso que nunca gostei de circos, e não sei como ficará minha visão sobre eles depois que ler o livro. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  12. Eu assiti ao filme e fiquei apaixonada por ele, muito lindo, e depois de varias resenhas do livro, quero muito ler, pois como o livro sempre é muito melhor que o filme.
    Fora que o mundo do circo, é lindo, quero ver esse mundo contado em paginas,
    beijos.

    ResponderExcluir
  13. Faz tanto tempo que eu queria ler esse livro, mas ainda não consegui! Sempre tem outro livro que eu priorizo a leitura e assim "Água para elefantes" vai ficando no fim da lista...
    Mas eu acho muito interessante o assunto do livro, pela sua resenha deu para perceber os aspectos mais legais do livro. :)
    Eu também quero ver o filme! Eu tinha ganhado ingressos para assisti-lo mas mandaram só quando já tinha saído de cartaz na maioria dos cinemas (na realidade, só estava passando em dois lugares e o horário era ruim... ¬¬)

    Adorei a resenha! :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Sou louca por este livro e espero ter sorte nesta promoção pois faz tempo que participo, adorei a resenha bem elaborada e maravilhosa. Sucesso no lindo blog.Bjos!!

    ResponderExcluir

© Plantão Online Todos os direitos reservados.
Criado por: Paola Patricio.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo