Image Map

11 abril 2011

Entrevista com a autora Janaina Rico

Olá Pessoal!!!

Mais uma super entrevista para vocês!!! Dessa vez com a autora Janaina Rico, do livro Ser Clara (em breve resenha para vocês). 

Janaina é uma pessoa muito animada e super simpática.Sempre super atenciosa com seus leitores. Confiram a entrevista:

        PO: Vi em seu site que você já escreveu vários livros. Quando começou a escrever?

Janaina: Me fascinei por livros com quatro anos. Sempre gostei muito de ler e escrever. Aos doze tive a minha primeira ideia de um romance, mas acabei não levando para frente. Estou até pensando em retomar a história. Mas só comecei a escrever profissionalmente em 2006, para o site Mundo Mulher. E em 2007 comecei a rabiscar o “Ser Clara”.

PO: Você é advogada, certo? Por que decidiu não exercer a profissão e ser autora?

Janaina: Eu fiz um curso superior pensando apenas em agradar os meus pais. A advocacia é linda, mas não combina comigo. Nunca cheguei a advogar, mas fui professora de Direito Constitucional e Direito do Trabalho.

PO: Ser Clara é um livro muito empolgante. A Clara foi inspirada em alguma pessoa ou nas várias jovens de hoje em dia?

Janaina: A Clara é uma doidinha! Ela é uma mistureba só! Catei um pouco de cada amiga minha e criei aquela maluquinha. Mas eu sou louca por ela. Brinco que é minha filha mais velha. Acho que toda mulher tem um pouquinho de Clara.

PO: A Janaína se parece com a Clara?

Janaina: Quem me dera... Ela é magra!

PO: Como surgiu a idéia do espaço “Todo Mundo dando Pitaco”?

Janaina: Muitos amigos meus sentem vontade de escrever, mas não têm espaço. Então, tive vontade de abrir aquilo para todo mundo mandar seus textos. Escreveu e me mandou, eu publico!

PO: Vi também em seu site que você escreve uma Webnovela, Confissões de Fernanda. Pretende transformá-la em uma Telenovela?

Janaina: Já é a minha décima webnovela. Estou meio preguiçosa. Nas primeiras eu escrevia um capítulo por dia, mas estou fazendo um milhão de coisas ao mesmo tempo. Vou transformar a primeira que escrevi, chamada “Marcelle e Bernardo”. Já estou ajustando detalhes!

PO: Já tem planos de lançar um outro livro? Se sim, para quando?

Janaina: Sim!!!! Dia 07 de maio fica pronto “O maravilhoso livro de desenhos da menina que não sabia desenhar”. Estou muito feliz, é meu primeiro livro infantil. Trata de uma menininha que odiava as aulas de desenho. Na verdade, escrevi uma história da minha infância. A pequena Jana que não sabia desenhar.  Está um trabalho lindo! Fiz todas as ilustrações e criei também um filme com o mesmo tema.

PO: Qual a sua opinião sobre o momento da literatura brasileira hoje? Você acha que as pessoas estão lendo mais autores nacionais?
Acho que estamos apenas no começo. Melhorou muito! Em 2009, quando lancei o Ser Clara, um chick-lit genuínamente brasileiro, muita gente torceu o nariz. No nosso país existe muito preconceito com a literatura de entretenimento. Respeito os clássicos, mas eu gosto de ler e escrever para me divertir.
Não entendo autores nacionais que escrevem histórias de personagens estrangeiros, usando como cenário os Estados Unidos, a França, a Inglaterra... Caramba, vamos valorizar nosso país! Tive a oportunidade de falar recentemente com Ariano Suassuna e achei o máximo quando ele disse que as pessoas só escrevem bem quando falam daquilo que vivem, com propriedade. Eu jamais escreveria um livro que se passasse no interior da Paraíba com a excelência de Ariano. E ele não conhece Brasília como eu, para usá-la como pano de fundo das suas histórias.

PO: Gostaria que deixasse uma mensagem de incentivo para todas as pessoas que querem seguir a profissão de escritor (a).

Janaina: Escrever é bom demais! A gente cria um mundo, cria vida, cria situações. Mas tem que estudar muito e ler até não poder mais... 


Gostaram? Saibam mais sobre a autora e sobre seus trabalhos acessando:

11 comentários

  1. Meu blog também já realizou uma entrevista com a Janaina, ela é mesmo um doce. Eu não tive o prazer de ler o livro SER CLARA, mas quero muito poder ler ainda, fico imaginando o quanto deve mesmo ser bom.


    http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adoro essas entrevistas...conhecemos diversos autores/autoras que não fazem parte de nossa lista de livros...Adorei a entrevista!

    ResponderExcluir
  3. Vou esperar a resenha do livro, parece ser muito legal! E eu leio bastante webnovelas, adoro!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela entrevista Paola! Estou ansiosa para ler o livro da Janaína Rico, Ser Clara. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Hahaha simpática essa autora!! =D
    Ser Clara deve ser muito bom mesmo!! =D

    Amei a entrevista!! *---*
    Beijos Paola!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela entrevista, logo logo terei Ser Clara na minha biblioteca hehe bjs

    ResponderExcluir
  7. Sou super fã da Janaina Rico, depois que conheci Clara não sei de quem gosto mais rs, amei o livro e me diverti como a muito tempo...Bj parabéns pela entrevista adorei.

    ResponderExcluir
  8. Aaaaiim adorei a entrevista! Super simpatica mesmo a Jana! *-* Mas nunca tinha ouvido falar do livro dela, com certeza irei atrás! :)

    Está rolando a promoção da Irmandade da Adaga Negra. Passa lá no blog, se inscreve e você pode ganhar um exemplar do livro Amante Sombrio + um kit com marcadores super personalizados dos Irmãos! Participa!

    Xêro da Rapha! :*

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a entrevista! Concordo com Janaína no que ela disse sobre valorizar nossa terra no que escrevemos. Ah, e outro ponto em comum: também escrevo webnovelas! :)

    ResponderExcluir
  10. A Jana é uma flor de tão querida. Sempre foi muito simpática com a gente. Tenho certeza que o livro infantil será ótimo tb e fará sucesso!

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa, ela começou a escrever bem nova... doze anos?
    Achei ela super simpática :)
    Adorei as respostas dela.
    Beijos
    Juliana

    ResponderExcluir

© Plantão Online Todos os direitos reservados.
Criado por: Paola Patricio.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo