Image Map

30 janeiro 2011

Eu leio livros Nacionais!

Olá Pessoas!!

Há tempos tenho escutado, ou melhor, lido sobre o preconceito com os autores nacionais. Com suas obras, o quanto nós não valorizamos o seu trabalho e nem sequer lemos os livros que são preparados com tanto carinho e dedicação! E sabe o que percebi? Que realmente damos mais valor aos livros internacionais.

Eu confesso que não lia livros nacionais. Não me interessavam, não despertavam a minha atenção. E sabem mais?! Hoje digo que perdi muito tempo da minha vida sem ler as obras desses incríveis autores!! Que são tão bons, se não forem melhores, do que os autores internacionais! Temos livros e autores ótimos e que muitos não conhecem!

Eu comecei a gostar dos autores nacionais depois que fui ao lançamento do livro Fazendo Meu Filme 3, da autora Paula Pimenta! Fiquei maravilhada com o público jovem lendo seus livros e comentando! E mais, com a simpatia da autora em conceder uma entrevista ao meu blog. Depois disso comecei a pesquisar sobre alguns autores e acabei conhecendo muitos autores legais. E também seus livros. Como Larissa Siriani (Toda Garota Quer), Babi Dewet (Sábado à Noite), Leila Rego (Pobre Não Tem Sorte 1 e 2) Tammy Luciano (Sou Toda Errada), Fernanda França (Nove Minutos com Blanda), Loraine Pivatto (Perseguição Digital), Bianca Briones (Entre o Amor e a Amizade), Tanner Menezes (Cinco Sentidos) e muitos outros!

Todas essas autoras que citei são pessoas que fazem um trabalho maravilhoso! Algumas, como a Babi e a Bianca, são autoras independentes e que divulgam seu livro pelo imenso espaço da internet! E que com certeza são um sucesso!!

Penso que muitas pessoas não lêem mais livros nacionais pois, associam literatura nacional a clássicos nacionais, como Machado de Assis, Monteiro Lobato e Pedro Bandeira. São ótimos e ilustres autores, e que tenho certeza que devem ter servido de inspiração para muitos novos talentos nacionais! Mas, o que muitos não sabem é que sim, temos autores com lindos romances, ótimos livros de suspense e que nos viciam tanto quanto as séries internacionais.

E qual é o sentido desse post? Mostrar a todos que temos sim livros nacionais de qualidade e com histórias lindas! E o melhor, muitos com preços acessíveis! E ainda, são livros com personagens com os quais nos identificamos mais, pois são nacionais e as histórias são contadas em cidades do nosso país!

Tenho certeza que assim como eu, vocês vão se apaixonar por esses livros!
E agora uma pergunta que não quer calar. Se você já leu um livro nacional, qual você mais gostou? Deixem as suas indicações de livros nacionais!

12 comentários

  1. Concordo com você, temos ótimos autores aqui e acabamos não valorizando, eu tinha certo preconceito também, mas hje isso não existe mais. *-*

    Livro que li e adorei:
    O Rei e o Camaleão - Christian David

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu tinha a mesma opinião que vc!! Em relação a tudooooo!! E mudei meu pensamento recentemente e vi o que estava perdendo!!
    Os livros nacionais são ótimos!! Claro que eu já tinha lido alguns quando era mais nova, até pq na época da escola nós temos que ler alguns! Eu já li uns do Pedro Bandeira que adoreiiii e não foi pra escola não. Mas depois disso parei de ler os nacionais.
    Não conheço todos que citou mas já li os livros da Paula e da Bianca e as duas são excelentes autoras!!
    Quero ler muitos outros livros nacionais em breve!!

    Bjos.
    @desapd

    ResponderExcluir
  3. Paola do Céu, vc disse TUDOO!!
    sem contar que os autores e autoras brasileiros são tão fofos!!!
    eu converso com varios, e são todos muito atenciosos e respondem todo mundo!!
    eu super recomendo os livros nacionais!!

    =D

    PS: Paola, adoreiii seu post! Ficou demaiss!

    ResponderExcluir
  4. falou TUDO Paola!! a gente acaba menosprezando os livros nacionais qndo tem tanta coisa boa! eu mesma desconhecia a maioria até o ano passado, mas graças a Deus tem muita gente trabalhando e batalhando pra espalhar a literatura nacional, abrindo não só um leque inteiro de livros muito bons pros leitores, como tb mais oportunidades pra novos autores, como eu o/
    muuuito bom o post :)
    beijoss!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo carinho, apoio e atenção. Amei estar aqui na sua página. Desejo MUITOOOOO sucesso!!!
    Bjinhos. Tammy

    ResponderExcluir
  6. Dorei o post, e eu bem acompanhado entre as mulheres... ai,ai.. isso q é o bom de escrever romances. Adoro agradar a vcs, mulheres... heheh
    =***
    adorei o post paola! obrigadooo

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada, querida.
    Fico feliz por estar numa postagem de incentivo à literatura nacional.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Paola.
    Muito legal seu post, temos que deixar esse pré-conceito de lada e ler mais autores nacionais sim, porque temos novos talentos lançando livros incríveis!
    A Leila Rego é ótima, o Enderson Rafael, a Tammy é uma fofa e a diva Martha Medeiros!
    Eu leio muitos autores nacionais e recomendo a todos!

    Beijos,
    Vivi

    ResponderExcluir
  9. Ótimo seu post. Eu tb estou divulgando autores nacionais no meu blog. E os livros que mais gostei até agora foram: Pobre não tem sorte (Leila Rego), O Portal (Eliane Raye), Apátrida (Ana Paula Bergamasco) entre outros, porque senão esse comentário vai longe.
    O certo é: temos muita gente boa aqui!!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  10. Das autores que vc citou nao li nenhuma ainda ;/
    mas esse ano li 04 livros nacionais os quais adooorei, mas tem 02 que se destacaram: ESTRELA PIER!!!!!! *-* é otimo!! e O Mundo de vidro, que é super leve e engraçado! Os livros sao de Kamila Denlescki e Mauricio Porto Respectivamente ;)
    Super indico os dois!!

    ResponderExcluir
  11. Também não lia muitos livros nacionais, acho que principalmente pela falta de indicações.
    Agora muitas pessoas têm indicado livros nacionais, principalmente você, Paola.O que me deu mais e mais vontade de ler.
    E percebi a mesma coisa que você, perdi muito tempo, PORQUE OS LIVROS SÃO ÓTIMOS!

    Precisamos realmente apreciar mais as obras dos nossos autores ;)

    Beijos Paola

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Agradeço-lhe os comentários. Nós, autores nacionais precisamos mesmo de incentivo à leitura!
    Um grande abraço e estou fazendo parcerias de leituras através de booktours!

    Participem: http://www.apatridaolivro.blogspot.com/

    Ana

    ResponderExcluir

© Plantão Online Todos os direitos reservados.
Criado por: Paola Patricio.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo