Image Map

12 fevereiro 2014

Entrevista com a autora Fernanda Belém

Olá Pessoal!!

Há muito tempo eu não posto uma entrevista. No entanto, ao ler o livro Ah, o verão!, e no meio da leitura ter a oportunidade de conversar com a autora me deu uma enorme vontade de mostrar mais sobre Fernanda Belém para vocês!

Foi simplesmente ótimo a leitura de seu mais novo livro. Melhor ainda foram as conversas com ela e sentir a imensa empolgação dela ao falar sobre seu livro e sobre seus personagens. Não a via cara a cara, mas eu realmente imaginei ela com os olhos brilhando digitando cada frase! srsrs

Fernanda Belém é jornalista por formação e escritora por paixão. Em seu blog ela diz que é apaixonada por tudo que deixe a vida mais leve e divertida, como: letras, futebol, livros, músicas, decoração e vinho. 

Sendo assim, resolvi fazer algumas perguntas para a autora, e ela me respondeu com a maior alegria do mundo! Confiram:

1) Bom, como pude perceber, você é jornalista. Chegou a atuar na área?

Fernanda: Sim! Ainda atuo... Quando comecei, trabalhei alguns anos na parte cultural, com assessoria de imprensa e produção de peças de teatro. Depois resolvi apostar no esporte, pois sempre amei o futebol. Criei um site só de mulheres para falarem do assunto. Também trabalhei no meu clube do coração, Flamengo (risos!) e hoje, além de escrever, também atuo na área de comunicação dos jogos olímpicos. Literatura e esporte são as minhas duas grandes paixões.

2) Quando teve vontade de escrever seu primeiro livro?

Fernanda: Sempre tive vontade de escrever. Minha cabeça vive cheia de ideias, mas nunca tinha tido a coragem para sentar na frente do computador e colocar as ideias no papel. Em 2009, resolvi deixar o jornalismo um pouquinho de lado e investir naquele sonho antigo. Foi um processo delicioso e quando coloquei o último ponto final tive a certeza que queria fazer aquilo para sempre.

3) Louca por você foi seu livro de estreia no mundo literário. Obteve o resultado esperado? Aceitação do público?

Fernanda: Foi muito legal. Quando escrevi, pensei que apenas meus amigos iriam ler. De repente, depois de um mês que havia sido lançado, recebi uma cartinha de uma menina do Maranhão dizendo que ela tinha gostado do livro e como se sentia amiga da protagonista. Ela me contou toda a história que estava passando em comum com a Renata (protagonista). Fiquei tão emocionada, tão emocionada... que foi inesquecível. Depois dela, vieram mais e mais recados, e-mails e cartas. Isso é muito especial para um autor e são esses recadinhos que dão ainda mais vontade de escrever sem parar.

4) Seu mais novo lançamento, Ah, o verão!, está sendo bastante divulgado. Qual a sensação? O que espera do público?

Fernanda: Sensação MARAVILHOSA! É muito legal ver que os jornais estão dando um bom espaço para a literatura nacional. Consegui capa de jornal, matérias de meia página... isso é ótimo! Espero que o público ame o verão da Camila e que embarquem com ela nessa viagem tão gostosa. Ainda vem muito mais por ai!

5) Por que escrever sobre o amor?

Fernanda: Porque sou uma pessoa apaixonada (risos!). Acho que um dos maiores problemas do mundo é a falta de amor, de carinho e de educação. Fico triste quando percebo que tudo é muito banalizado. As pessoas não dão mais valor para cartas, para aquele friozinho na barriga gostoso da expectativa do não saber... Hoje, principalmente com a internet, é tudo muito mais frio. Queria que as pessoas lembrassem como é bom se apaixonar, como é gostoso flertar, trocar olhares, trocar segredos ao vivo. Pela internet não é a mesma coisa. A paquera pela internet não tem aquele gostinho de conquista quando o outro prende o olhar ou quando dá aquele sorriso. E falar de amor é tão gostoso! Terminava de escrever algumas cenas suspirando (risos!).

6) Li seu mais novo livro. Senti todas as sensações da jovem Mila. Qual a sua inspiração para escrever um livro tão doce?

Fernanda: Quando escrevi o livro, busquei na minha memória a Fernanda de 15 anos. Tentei lembrar das sensações das descobertas, do frio na barriga que sentia quando estava apaixonada... Gosto de escrever bem próximo ao real, acho que é por isso que tanta gente diz que se identifica com os personagens dos meus livros ou que quase não conseguem acreditar que aquela história não aconteceu de fato. Foi assim com o Louca Por Você, está sendo assim com Ah, o verão! Eu não escrevo as histórias que já aconteceram comigo, mas escrevo sobre sentimentos que conheço, que já passei e como colocar nos personagens sabendo exatamente como eles se sentiriam se aquilo fosse real.


Uma viagem: Búzios (risos!)! Por isso mandei a Camila para lá. Sou apaixonada por Búzios, amo o clima daquele lugar, adoro sentar na calçada da Rua das Pedras para observar as pessoas. Muitas histórias surgem na minha cabeça quando faço isso. Aquele lugar é uma grande fonte de inspiração. E as próximas viagens da Camila também serão para lugares que adoro!

Uma estação: O verão me dá nostalgia gigante. Adorava essa época do ano. Mas a estação que que mais amo atualmente é o outono. Adoro o colorido do céu nessa estação, amo o clima mais geladinho!

Um hobby: Ler! Adoro passar as horas livres descobrindo mundos com os livros.

Um filme: Ah... AMO filmes! Pode ser mais de um? "Cartas para Julieta", "Antes do Amanhecer", "As sete regras do amor."

Um lugar: Uma praia na hora do Pôr do Sol! AMO!

Fernanda por Fernanda: Posso colar aqui a descrição perfeita que um amigo fez sobre mim? "Uma amiga que valoriza muitíssimo os vínculos que faz. Dá tudo de si para estar por perto, com toda sua energia vibrante e ardente. É uma menina alto astral, super otimista; não perde tempo na vida: parece que sempre está pronta para decidir aproveitar ao máximo as coisas. E tudo tá ai para ser curtido, transado, mas nada se entrega. Não importa, tem gente com a tenacidade à flor da pele, como a Nanda. Ela vai lá e agarra o que quer; colhe o instante e o transforma em pura energia de vida."

Gostaram?
Esse é um pouquinho da Fernanda Belém para vocês!
A resenha do seu livro está aqui.

E saibam mais sobre ela em:

Um comentário

  1. Olá, Paola! Amei a entrevista! Estou ansiosíssima para ler Ah, o verão!, tenho lido muitas resenhas positivas do livro. Beijos!

    http://livro-apaixonado.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Plantão Online Todos os direitos reservados.
Criado por: Paola Patricio.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo