Image Map

02 abril 2013

Incentivo a Leitura Infantil


Olá Pessoal!!

Hoje 02 de abril, comemora-se o dia Internacional na Literatura Infantil. E como esse tema é super importante, resolvi falar um pouquinho dele!

Sei que todos aqui são amantes da leitura, mas vocês incentivam as crianças a lerem? Mesmo quem ainda não tem filhos, incentivam um primo, sobrinho ou afilhado? Qual é o seu papel na formação de uma criança?

Pois bem, quando eu era criança comecei a tomar gosto pela leitura através dos gibis da Turma da Mônica. Criança falando a língua de criança! E nas férias meu pai sempre comprava o almanaque de férias da Turma da Mônica para minha irmã e eu! Então, sempre tive férias regadas de aventuras na minha cabeça. Viajava sem sair do meu quarto e ainda tinham as atividades da revista. Sim, são revistas, mas elas me deram o ponta pé inicial para apreciar a leitura!


Antes da Turma da Mônica, eu sempre ouvia na escolinha as histórias infantis: Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Os Três Porquinhos...  Ouvia porque não sabia ler ainda. Mas, depois que comecei a ler, entrei no mundo mágico das histórias das princesas e sempre me senti uma! (Isso mesmo, até hoje sonho como o príncipe). E isso foi um grande motivador para que hoje eu seja fã de um belo e doce romance!


Hoje a Paola é uma leitora assídua. Que adora romances, mistérios e investigação. Jornalista, e essa escolha influenciada pela leitura, por gostar de ir atrás dos fatos e escrever. Mas, eu cresci com essa formação porque sempre vi o meu pai lendo jornais. E ele e minha mãe sempre em incentivaram a ler, pesquisar. A escola também sempre incentivou. A faculdade também. Então, sempre tiveram fatores motivacionais para que eu gostasse dos livros, do mundo deles!

Sendo assim, eu hoje influencio o máximo que posso as crianças ao meu redor a gostarem do mundo mágico da literatura. Tenho uma prima de 5 anos, sempre dei livros a ela, eu lia, a mãe dela lia, e ela adora as histórias e sempre pede mais! Uma sobrinha emprestada, dei livros de presente, a pedido dela! E sempre que posso apresento um novo livro para que ela possa expandir as suas leituras!

E vocês, incentivam as crianças a seu redor? 
Vocês pais, procuram saber se nas escolas onde seus filhos estudam os professoras incentivam? Dão opções de livros sem ser didáticos? Sejam mais ativos nas escolhas dos livros, deem sugestões de leitura e deem livros de presente!!!!

E o mais importante, criança aprende o que tem exemplo, então leiam junto com elas!

4 comentários

  1. Adorei essa postagem! Eu sempre fui incentivada a ler, desde pequena, e passei isso para meus filhos, minha filha hoje com 13 anos, ama ler, assim como eu, e meu filho de 8 anos, nao gosta muito, mas to na luta incentivando ele!

    ResponderExcluir
  2. Amei, estou sempre comprando livros pra ver se eles gostam dessa minha paixão.O menor gosta muito muito já o maior lê pouco mas pelo menos quer saber das histórias que leio.

    ResponderExcluir
  3. Apoio totalmente a literatura infantil. As crianças tem que descobrir o gosto pela leitura desde cedo =)
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Na minha escola eles pediam um Gibi na lista de material e os meus eram sempre da Mônica. Acho super importante esse incentivo a leitura durante a infância. Os almanaques de férias eram os melhores, além de história dava pra pintar e fazer aqueles joguinhos *-*

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Plantão Online Todos os direitos reservados.
Criado por: Paola Patricio.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo