Image Map

19 setembro 2012

Entrevista com Larissa Siriani

Olá Pessoal!!!

Como prometido, o blog está voltando com as suas postagens diárias!! E hoje, além da resenha já postada, tem uma entrevista com a querida Larissa Siriani!!

Para quem acompanha o blog desde o início, sabe que eu sou fã dessa jovem autora!! Seus livros são realmente muito bons!!! Então conheçam um pouquinho da Lari!

1) Uma autora super jovem e com alguns livros já escritos e lidos por muitos jovens. Qual a sensação de ver seus livros servindo de inspiração para tantas pessoas?

Ah, servir de inspiração é super bom, né? Às vezes eu fico me perguntando se o meu trabalho inspira ou motiva alguém como outros escritores me inspiraram e me serviram de motivação, e sempre que um leitor me diz uma coisa dessas eu quase choro! A gente não para pra pensar em como uma coisa tão simples quanto uma história pode cativar e mexer com as pessoas, e essa é, com certeza, a parte mais legal de descobrir!

2) Para um autor independente, como você, qual é o maior meio de comunicação para divulgação de seu trabalho?

Redes sociais de uma forma geral. A partir delas eu fui abrindo uma porção de portas, tanto de divulgação quanto de contato direto com leitores e pessoas do meio literário. Acho que um autor independente tem que saber usar tudo que tem ao seu alcance, e a gente com o tempo aprende a transformar tudo num veículo de divulgação.

3) Qual a sua maior dificuldade como escritora?

Atualmente, tem sido chegar até as livrarias. Acho que todo autor tem essa dificuldade, a menos que comece numa editora grande. Há uma boa parcela do público que a gente não atinge de outra maneira. Por maiores que sejam os meus esforços em divulgar meu trabalho, é preciso que meus livros estejam acessíveis em vários lugares, e por ora ainda tem sido um pouquinho difícil.



4) Quais os autores que te servem de inspiração?

Ah, tantos! Pra não ficar falando dos internacionais e ajudar a dar uma incentivada na nossa literatura, vou citar aqui só alguns que eu admiro e em quem me espelho muito: Paula Pimenta, Tammy Luciano, Enderson Rafael, Janaina Rico... meus colegas vivem me enchendo de orgulho cada vez que conquistam mais e mais espaço. Não me canso de repetir o quanto cada um deles - e tantos outros - é especial e me serve de exemplo à sua maneira, pois todos eles batalharam MUITO pra chegar aonde estão, e me lembram de que é possível SIM :) Essa é a maior inspiração que uma autora pode ter!

5) Quais as obras, além das suas é claro, que você acha que todos devem ler?

Ai, que difícil isso! Haha! Eu recomendaria uma dezena de obras, por vários motivos diferentes. A Menina que Roubava Livros pra aprender um tantão sobre dramas históricos e a construção de personagens e arcos e TUDO. Qualquer livro da Marian Keyes porque acho que eles tratam da profundidade de cada personagem de uma maneira muito bacana. Os livros da Thalita Rebouças pra relembrar que uma boa história pode estar em coisas que todo mundo vive ou já viveu. Não sei se existem livros que todo mundo deve ler, sou mais de "leia porque está afim" :P Além do mais, é muito difícil escolher apenas alguns pra recomendar!

6) Você tem algum projeto de incentivo a leitura? Se sim, qual? Se não, pretende montar algum?

Não. Já pensei em montar um, mas confesso que ainda não o fiz pura e unicamente por não saber por onde começar. Existem tantos projetos legais nos quais eu posso me inspirar, e mesmo assim fico sempre perdida em como poderia montar um!

7) Qual é o seu livro mais vendido? Acredita que seja por qual motivo?

As Bruxas de Oxford. Não sei se porque eu, de alguma forma, me dediquei mais à divulgação dele do que dos meus títulos anteriores, ou porque foi meu trabalho mais comentado e recomendado entre os leitores.

8) Já pensou em escrever para crianças?

Minha mãe uma vez me sugeriu que eu adaptasse as historinhas que eu escrevia quando era criança (que ela ainda tem guardadas com muito amor e carinho) pra ver se elas funcionavam num livrinho infantil. Eu gostei da ideia, mas não tive tempo ainda de sentar com todos aqueles sei lá quantos cadernos da minha infância, reler e ver o que (se) tem alguma coisa legal que pode dar pano pra manga. É uma possibilidade, mas não sei se pode rolar ou não antes de tentar, certo?

9) Você já tem projetos para 2013? Quais?

Por enquanto, estou focando no relançamento do Bruxas (que deve sair logo no começo do ano) e na sua sequência, O Coração da Magia (que, espero, sai até o fim de 2013). Os dois serão lançados pela Editora Literata, e são o foco da minha alegria pelos próximos meses. Estou trabalhando em algumas coisinhas novas, mas não sei ainda o que vai ou não pra frente.

Gostaram?
A autora além de ser uma simpatia está super aberta ao contato com os leitores!!! Então se você gostou dela, conheça mais um pouco do seu trabalho em:

2 comentários

  1. Ótima entrevista, Paola!
    Não conhecia a autora, achei ela uma fofa! E, pelo jeito, seus livros são ótimos, né?
    Bjus!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  2. Que bom que voltou com as postagens, tava com saudade daqui! haha. Mesmo não comentando tanto como antes, mas estou sempre de olho ^^

    Adorei a entrevista! Já conhecia a Larissa e os livros dela parecem ser muito bons, só ainda não tive oportunidade de ler nenhum deles. Muito fofa ela! haha.
    Eu nunca me interessei muito por As Bruxas de Oxford, já que eu não gosto de bruxas ç.ç rsrs. Mas Toda Garota Quer parece ser super fofo!!
    Dá um trabalhão pra um autor independente divulgar suas obras, e quando consegue uma editora é uma felicidade só né, rsrs. Ela deve estar mesmo super feliz com o relançamento do livro pelo editora Literata. Desejo todo sucesso do mundo pra ela!

    Beeijão

    ResponderExcluir

© Plantão Online Todos os direitos reservados.
Criado por: Paola Patricio.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo